O que nós queremos falar hoje para vocês é sobre a importância de gerenciar os seu Leads. Mas antes de entrar de vez no assunto, entenda que LEAD é o contato de uma pessoa interessada no seu serviço ou na compra de um produto que você vende.
Muitas pessoas acham que quando um Lead chega até você, a venda já está garantida, mas a verdade infelizmente não é assim. Muitas vezes, essa pessoa entrou em contato com você e com mais algumas empresas, buscando o melhor atendimento, o melhor preço, ou a melhor solução. E é aqui que você precisa sair na frente.
Você sabia que 50% dos leads costumam escolher a empresa que o respondeu primeiro? E que as chances de um lead avançar no processo de compra são 21 vezes maiores se ele for contatado em 5 minutos em vez de 30 minutos, segundo uma pesquisa realizada em maio de 2022 pela Leadster.
Pois é, esses são alguns dados que você PRECISA entender se quiser ter sucesso com os Leads gerados.
E não para por ai. Muitas vezes o Lead precisa ser NUTRIDO. E o que isso quer dizer?
Significa quem você nunca sabe em qual momento do funil (temos um post sobre isso aqui já) o cliente vai estar. E você precisa criar um follow-up para atender esse cliente independente do processo em que ele esteja.
Um exemplo de follow-up para nutrir um lead seria enviar uma série de e-mails automatizados, ou, mensagens não invasivas por whatsapp, após o contato inicial, com conteúdo relevante e informativo sobre o seu produto ou serviço. Esses e-mails podem incluir dicas, tutoriais, depoimentos de clientes satisfeitos, entre outros. Além disso, é importante manter um registro dos contatos realizados e das respostas do lead para que você possa personalizar o conteúdo e o timing das suas mensagens de acordo com o interesse e a necessidade do lead.
Outra maneira de nutrir um lead é oferecer webinars ou webcasts, onde você pode demonstrar o seu produto ou serviço e responder às perguntas dos participantes. Isso ajuda a construir confiança e credibilidade e pode ajudar o lead a se sentir mais confortável em fazer uma compra.
Lembre-se, a nutrição de leads é uma parte importante do processo de vendas e pode fazer toda a diferença na hora de converter um lead em um cliente. Portanto, é importante ter uma estratégia de follow-up bem planejada e executada para garantir que você não perca nenhum lead valioso.